domingo, 6 de novembro de 2016

Dyego Sousa: 9 meses de castigo



Antes de mais, não queremos ser mal interpretados e começamos por esclarecer: as agressões devem ser punidas. Este princípio não deverá estar acima de nada ou de ninguém. No entanto, também somos de opinião de que os castigos deverão ser aplicados de forma exemplar e justa.

E é de justiça que queremos falar. A justiça tem um princípio de cegueira – não porque não consiga ver, mas porque deve ser aplicada de igual forma, independentemente dos intervenientes.

Dyego Sousa agrediu um árbitro auxiliar e como tal tem de ser castigado em conformidade com os seus actos, disso não tenhamos a menor dúvida. Julgamos que o próprio também já estava a contar com isso. No entanto, o conceito de justiça cega não está a ser aplicado. E é por isso que denunciamos. 

E denunciamos o caso desde início: vivia-se a pré-temporada e num jogo treino entre o Marítimo e o Tondela, Dyego Sousa, que já estava no banco, decidiu reclamar de uma decisão da equipa de arbitragem foi confrontar o auxiliar, encostando-lhe a mão na cara, acabando por afastá-lo de forma bruta e agressiva. Todas as notícias relatadas na altura davam conta de um murro, de um soco, de uma agressão selvática. Falaram também de uma garrafa de água atirada (aqui podemos dar ao benefício da dúvida, pois as imagens podem simplesmente não ter filmado essa cena – mas pode ter acontecido  - não sabemos. E não sabemos porque a fonte – que  neste caso, são media (doravante designados por merdia) - não são de fiar. Deram conta de um soco que não aconteceu. Relataram pois uma mentira. São uma merdia).

Ainda ontem à noite, a TVI24 (uma merdia de televisão) relatou o caso em 30 segundos, sem sequer se dignar a mostrar as imagens da cena. Ai se fosse com um estarola… já tínhamos 30.000 repetições, 15.000 zooms e 60 horas de emissões consecutivas a escalpelizar o caso. 

Mais do que os merdia, é de vomitar até as tripas ao sabermos da decisão tomada: 9 meses de castigo. Relembramos o caso do Luisão. Apanhou dois meses e multa de 60 mil euros em situação idêntica. Dispam as camisolas e reflictam. Não sejam uma merdia.

Fica o vídeo e sejam justos e objectivos nas vossas análises. E comparem o castigo aplicado ao Dyego com outros casos em todo o mundo. 

0 comentários:

Enviar um comentário