quarta-feira, 27 de maio de 2015

Em modo de jogo

Pois é. Em contagem decrescente para o grande momento. Imaginam-se cenários, calculam-se passes, equacionam-se jogadas, visualizam-se remates...

Todos nós sem excepção, os verdadeiros maritimistas, pelo menos, estão já a sentir um aperto na boca do estômago, afinal uma Final não se joga todos os dias e todos nós conseguimos sentir que desta vez é possível!

Prometemos fazer a nossa parte, que é mostrar-vos que não estarão sozinhos na cidade dos estudantes. Seremos menos, é certo, mas a nossa história já mostrou que as nossas conquistas nunca foram fáceis! Talvez por isso tenham tanto sabor. É por isso que temos tanto orgulho nela! Na nossa história! É isso que sonhamos: que na sexta-feira, seja acrescentada mais uma página na nossa história.

Queremos que sintam isso, que estamos convosco. Da nossa parte, prometemos apoiar em Coimbra. E desde a Madeira muitos mais estarão a apoiar, estarão a acreditar! Sempre! 90 minutos, descontos, penaltis! O que for preciso!

Sabemos que todos vocês sabem disso, mas sintam, acreditem, não desistam! Não sintam a pressão, sintam a importância! E vai aparecer. O caneco vem connosco!


Sintam a importância, não sintam a pressão. VAMOS A ELES!!!


terça-feira, 26 de maio de 2015

Mensagem a um finalista

Rapazes, aproxima-se o dia decisivo… Após uma época com altos e baixos, em que nem tudo correu da melhor forma, dia 29 é o dia do tudo ou nada. O adversário é temível, mas o sucesso vem com um preço; não esperem facilidades! Mas não serão apenas 11 leões em campo…

Têm, temos todos de nos exceder para alcançar este objectivo. Nós lá estaremos, sempre ao vosso lado para vos ajudar a fazer história. Encarem esta oportunidade para escreverem uma, mais uma página de ouro na bela história do Maior das Ilhas. Tenham consciência da importância do momento, “comam a relva”, tenham mais vontade que os outros, superem-se!


Pelos que estarão lá a vos apoiar! Pelos que desde a Madeira estarão a sofrer conosco! Por quem um dia teve a brilhante ideia de fundar este Clube, a maior força de uma terra chamada Madeira! Pelos campeões de Portugal de 1925/26! Pelos que na década de 70, contra tudo e contra todos, lutaram para que o Marítimo pudesse competir no mais alto nível do futebol português! Pelo avô, pelo pai, pelo filho que entrou na primeira vez nos Barreiros e imediatamente se apaixonou! Pelos que no passado deram o seu melhor para alcançar a imortalidade, não tendo conseguido! Pelos que já cá não estão! Pelos que sempre estiveram lá convosco! Pelos que hão de estar! Pelos que estão espalhados pelo Mundo! Pelos que dizem com orgulho: “sou só do Marítimo”! Pelos que vão deixar outros amores após a vossa vitória! Pelos que sofrem com cada remate ao lado, com cada passe falhado! Pelos que saem do estádio sem voz! Pelos que vão a todo o lado para vos ver jogar! Pelos que nunca deixam de acreditar!



Por todos eles, por vós, por nós, pelo MARÍTIMO! Nós acreditamos!

 Joguem com raça, vençam a Taça! VAMOS A ELES!!!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Primeira Liga 2014/2015: Benfica-4 / Marítimo-1

Na antecâmara da disputa da sua primeira final da Taça da Liga, o Marítimo deslocou-se ao Estádio da Luz para defrontar um Benfica já campeão, num estádio em festa, na qual o Marítimo e os poucos adeptos Maritimistas que lá se deslocaram não queriam participar. Como é costume o número de madeirenses apoiantes do clube da capital (bandeiras da Madeira e cachecol do Benfica combinam sempre bem...) foi superior ao que devia. Esperemos que não haja mistura na próxima sexta-feira, pois as bancadas reservadas para o Marítimo no Municipal de Coimbra são efectivamente para Maritimistas e não para "Lisboetas".

Quanto ao jogo, o Marítimo entrou com o pé esquerdo e sofreu precisamente por isso, com um golo de Lima logo a abrir o jogo, aos 6 minutos, numa desatenção do nosso sector mais recuado. Após esta infelicidade, o Marítimo tomou as rédeas do jogo e começou a dominar o meio campo e a criar lances de perigo, com Júlio César a salvar claramente o campeão nacional da reviravolta e a impedir que comêssemos a nossa parte do bolo, como referiu Ivo Vieira na antevisão deste jogo. Após alguns lances perigosos, por parte de Marega e Alex Soares, Marega chega mesmo ao golo, aos 32 minutos. Lance conduzido pela direita, passe para a zona de Danilo Pereira, mas este não consegue tocar e a bola acaba mesmo por entrar na baliza do brasileiro do Benfica. Estava reposta alguma justiça no jogo e até poderia ter sido mesmo consumada a reviravolta, caso o remate de Danilo Pereira tivesse mesmo entrado. Antes do intervalo, o Benfica faz um injusto 2-1, por parte de Jonas, resultado com que as equipas foram para os balneários.

Na segunda parte, o Marítimo entrou a tentar chegar novamente à igualdade, tendo produzido alguns lances interessantes, sobretudo através da exploração do contra-ataque. No entanto, quem marcou mais dois golos foi o Benfica, através de Lima (59 minutos) e Jonas (aos 83 minutos).

Destaque para as exibições de Danilo Pereira (encheu completamente o campo, mais uma vez) e para Marega (grande jogo, sempre muito disponível e a criar lances de perigo). 

Esperemos que o jogo de sexta-feira tenha um resultado completamente diferente e que a taça vá mesmo para a Madeira. O Marítimo terminou a Liga NOS na 9ª posição, com 44 pontos, tendo lutado pela qualificação para a Liga Europa até à penúltima jornada.



Imagens do jogo:

Rega do relvado antes do iníco do jogo

Alinhamento inicial
1ª Parte

1ª Parte







segunda-feira, 11 de maio de 2015

Primeira Liga 2014/2015: Braga-1 / Marítimo-3

Têm ditado os últimos sorteios do nosso campeonato que o Marítimo se desloque à Cidade dos Arcebisbos na recta final do campeonato. E assim foi... No penúltimo jogo fora de portas o Marítimo, vindo de um empate caseiro ante o Arouca que o deixou praticamente afastado de um lugar europeu foi visitar um Braga a quem, apesar da fase negativa que atravessa, falta apenas 1 ponto para garantir o 4ºlugar no campeonato.

Estando ambas as equipas já com grande parte do pensamento nas finais das taças da Liga e de Portugal, onde são finalistas, as primeiras oportunidades são da equipa da casa aos 4 e aos 19 minutos. No entanto o Marítimo encontrava-se a jogar bem, controlando o jogo e o remate de Marega à figura do brasileiro Matheus foi o mote para o primeiro golo do jogo. 
Aos 38', João Diogo - que neste jogo foi adaptado a extremo com sucesso - recebe a bola em posição central, tira dois defesas do Braga do caminho e atira a contar! Estava feito o primeiro do jogo para aquela que era a equipa que comandava as operações. 
No entanto já no tempo de descontos dado por Rui Rodrigues, é assinalada uma grande penalidade para o Braga que só mesmo o árbitro da partida conseguiu descortinar por alegada falta de Bruno Gallo. Na conversão Ederzito faz a igualdade com a qual se foi para o intervalo.

Na segunda parte, Sérgio Conceição lançou Rúben Micael e Pedro Santos, mas estas substituições apenas tiveram o condão de tornar o jogo mais enfadonho, diferindo em grande medida do jogo a que se tinha assistido na primeira parte. 
No entanto, imperou o pragmatismo. Aos 65' Bruno Gallo ganha a bola no meio-campo maritimista e lança o contra-ataque, onde numa boa combinação Marega deixa passar a bola para Danilo Pereira que, tendo ocupado neste jogo zonas mais avançadas no terreno, com todo o espaço finaliza com facilidade.
Não havia o Braga ainda digerido o segundo golo quando numa desatenção da sua defesa Marega muito oportuno e com sentido de finalizador rouba a bola à entrada da área bracarense e fuzila Matheus. Um golo à ponta de lança que fixou aquele que viria a ser o resultado final! 
Até ao fim do jogo registou-se a natural reacção da equipa da casa, com um maior pressing nos últimos 10 minutos. Daqui destaca-se um desvio do ex verde-rubro Alan que levou algum perigo às redes de Wellington. 

No entanto, nada havia a fazer e o resultado final que os 9457 espectadores presentes no Municipal de Braga presenciaram foi mesmo um 1-3 para o Maior das Ilhas, mantendo ainda acesa uma ténue e algo improvável hipótese de chegar ao 6ºlugar e consequente lugar europeu.



Vista do exterior do estádio 
Acesso ao estádio. De momento realiza-se neste mesmo espaço o Enterro da Gata, evento académico local 
Acesso ao estádio. De momento realiza-se neste mesmo espaço o Enterro da Gata, evento académico local 

Bancada nascente
Acesso à bancada poente
O acesso à bancada poente faz-se por baixo do relvado
Em cima está o relvado do Municipal de Braga
As fundações da bancada assentam directamente sobre aquilo que era a pedreira, que dá a alcunha ao estádio
Zona comum / de circulação da bancada poente
Aquecimento do Maior das Ilhas
Aquecimento do Maior das Ilhas
Aquecimento do Maior das Ilhas
Aquecimento do Maior das Ilhas
Aspecto da bancada minutos antes do início do jogo

Exercícios de aquecimento



Entrada das equipas
Primeira parte
Primeira parte
Primeira parte
Primeira parte
Primeira parte
Intervalo 
Segunda parte
Segunda parte
Segunda parte
Segunda parte, já com o placar a assinalar aquele que seria o resultado final