segunda-feira, 31 de março de 2014

Liga ZonSagres 2013/2014: Gil Vicente-1 /Marítimo-1

Vacilar no momento decisivo

No penúltimo jogo em território continental nesta temporada o Marítimo deslocou-se a Barcelos com o intuito de continuar a alimentar a esperança numa qualificação europeia. O cenário era o de uma tarde fria e bastante chuvosa na região do Minho e um relvado cujas condições deixavam muito a desejar, a antítese de outros palcos mais apetecíveis e com maior glamour, mas são precisamente neste tipo de campos que se travam a maioria das batalhas e se cumprem ou se falham objectivos.

O jogo começa praticamente com uma oportunidade para o Marítimo, a qual não foi concretizada pelo Derley e também com um amarelo ao Márcio Rozário por travar um contra-ataque da casa num lance em que Patrick Bauer posicionava-se para fazer a dobra.

Ao minuto 15, mão de um defesa gilista na sua área e consequente penalty para o Marítimo. Chamado a marcar, e apesar do mau estado do relvado na zona da marca de grande penalidade o suspeito do costume, de seu nome Derley levanta a bola para fora do alcance de Adriano e atira a contar. Feito o golo para o Marítimo até ao intervalo só se registou o amarelo ao Bauer aos 20' e um lance de grande perigo do Gil já mesmo no final da primeira parte.

Na segunda parte, o Marítimo teria de ter muitas cautelas para conseguir segurar este resultado. Apesar de o campo estar em melhores condições, dado que a chuva deu tréguas, o facto de a nossa dupla de centrais estar amarelada fazia com que tivesse de se ter muito cuidado.

No entanto há coisas que parece que se adivinham... Após dois lances de grande perigo para a baliza do Gil (entre eles uma grande defesa de Adriano) surge o cartão vermelho para o Márcio Rozário, o qual marca a história deste jogo. Decisão justíssima dado que após ter sido batido pelo avançado gilista o brasileiro travou-o quando este ia isolado para a baliza.

No entanto na conversão do penalty Hugo Vieira atirou por cima da barra. Evitou-se o impacto imediato, mas mesmo apesar da troca de Weeks por Gegé a equipa da casa veio naturalmente em busca do prejuízo, tentando-se aproveitar da vantagem numérica.

O golo do empate não tardou a surgir, aos 53' num remate rasteiro, um pouco frouxo mas colocado junto ao poste direito de Salin. Fica a dúvida se o francês, que parece não ter visto o remate sair, tem a sua quota parte de culpa neste golo de Diogo Viana.

Dada a desvantagem numérica, a tendência continuou a ser a de um maior domínio do Gil Vicente. Apenas após as trocas de Nuno Rocha por Marakis e de Artur por Danilo Dias o Marítimo conseguiu voltar a incomodar a baliza caseira. Até ao final do jogo regista-se também um par de boas defesas de Salin a segurar um empate, que no final de contas e dadas as aspirações europeias que ainda restavam soube a muito pouco.

Estando a luta pelo último lugar europeu ao rubro e tendo em conta o grau de dificuldade desta jornada para os nossos adversários directos, uma vitória nesta jornada teria sido um reentrar a sério no que diz respeito a este último sprint até à porta de embarque para os voos europeus. Como não conseguimos fazer a nossa parte, e com muita pena nossa, o passaporte europeu terá muito provavelmente de ficar arrumado no fundo da gaveta até à próxima época...

Imagens do jogo

Estádio Cidade de Barcelos. Muito boas condições sem megalomanias.
Central do Cidade de Barcelos
Aquecimento dos guarda-redes do Marítimo
Aquecimento do Marítimo
Aquecimento das equipas
Aquecimento do Marítimo
Equipas iniciais
Primeira parte
Primeira parte
Segunda parte
Segunda parte
Final do jogo

0 comentários:

Enviar um comentário