segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Liga ZonSagres 2012/2013: Sporting-0 / Marítimo-1


Bom, ao redor deste jogo existe muito para contar. Algumas situações boas, outras menos boas que decorreram antes, durante e depois do jogo. Vamos a isto!

Antes do jogo, a primeira boa situação a assinalar será a hora do jogo. Sim, futebol às 16 horas, ao meio da tarde para as famílias poderem ir ao estádio. A festa do futebol faz-se disto, de tentar levar gente ao estádio, não de alimentar audiências. O próprio ambiente ao redor do jogo parecia ter um quê de diferente, para melhor. Os parabéns à direcção do Sporting pela iniciativa, e que seja um ponto de partida para se alterarem os horários dos jogos em Portugal!

O primeiro ponto negativo será a capa do DN-Madeira. Após terem posto 3 iluminados, cada um com o seu respectivo estarola, a fazerem crónicas sobre os seus clubes do continente, parece que a equipa editorial deste diário REGIONAL achou que seria mais adequado fazer capa com os jogadores das equipas adversárias de Marítimo e nacional. 
É bem, para um diário que se quer regional, é óptimo. Vale que nem Benfica nem Sporting não compactuaram com a parolice e não ganharam os seus jogos...


Passando para Alvalade, que é o que nos interessa. O Marítimo que tinha sido goleado em Barcelos na jornada anterior ia visitar um Sporting que tenta encontrar soluções para a sua crise directiva e financeira. Isto e a falta de paciência dos adeptos lisboetas para com a sua equipa só poderiam jogar a favor do Marítimo caso conseguisse controlar o jogo.

Para tal o Pedro Martins optou por fazer regressar o Salin após lesão para a baliza. A lateral direita passou para o Briguel, avançando o João Diogo para terrenos mais adiantados numa tentativa de aproveitar o melhor dos dois jogadores. No ataque, o Sami fez-se acompanhar dos reforços de Inverno Artur e Suk.

A primeira parte começou com um Sporting a mandar no jogo, sendo este período ultrapassado passados 10 minutos, quando o Marítimo equilibrou as operações. Passados os 15 minutos de jogo,  Salin com uma grande defesa com o pé (a um cabeceamento do Wolfswinkel) mostrou que estava de volta pronto para o que desse e viesse!

A resposta fez-se 3 minutos depois, em que após um cruzamento de Sami, o coreano Suk que já havia mostrado bons pormenores ganha a posição ao central do Sporting e desvia para o lado mais distante da baliza do Rui Patrício. Estava inaugurado o marcador, com o resultado que se foi para  o intervalo!


Voltados do intervalo, o jogo pautou-se por um equilíbrio no geral na segunda parte, com boas ocasiões para ambos os lados. No final assistiu-se a um baixar de linhas por parte do Marítimo, se bem que sempre controlado, sem deixar o Sporting criar todo o perigo que quisesse. Destaque para mais uma grande defesa do Salin mesmo no final do jogo a garantir que os 3 pontos iriam mesmo para a Madeira!

O resultado final não surpreende muito, pois por se terem defrontado dois dos piores ataques da liga, não seriam de esperar muitos golos. Em suma, o resultado aceita-se pelo Marítimo ter conseguido gerir bem o jogo e por nunca ter perdido a calma mesmo nos períodos de maior pressão do Sporting. 
Pode-se dizer que a aposta do Pedro Martins na dupla Briguel + João Diogo no lado direito deu resultado, mas os dois grandes destaques deste jogo na equipa do Marítimo serão mesmo o Suk pelo golo marcado, mas também pela capacidade de segurar a bola e pelos bons pormenores técnicos demonstrados e também o Salin. O francês esteve sempre bastante seguro e com duas defesas que claramente valeram pontos.



Da parte dos adeptos que foram ao estádio presenciar esta vitória do Maior das Ilhas, dos cerca de 21200 espectadores, estariam cerca de 50 maritimistas, divididos entre uma das curvas da bancada inferior e a central superior.

Ficam então algumas fotos tiradas durante o jogo:

Aquecimento das equipas


Entrada das equipas

Início do jogo, com o Rafael Miranda e o Danilo a darem indicações ao Suk



Adeptos do Marítimo que ficaram na bancada inferior


0 comentários:

Enviar um comentário