sexta-feira, 29 de junho de 2012

Início da época 2012/2013

Já começou a temporada 2012/2013 para o plantel do Marítimo. Nos últimos dias os jogadores têm regressado das suas férias e realizado os primeiros treinos e exames médicos.
Neste ano, e face à conjuntura actual, o Marítimo não tem estado muito activo no mercado, pois para "haverem entradas terão de haver saídas", conforme diz Carlos Pereira. Neste momento os jogadores que se encontram a ser negociados e com maiores probabilidades de serem transferidos são Danilo Dias, Sami e Roberge, por esta ordem.
No entanto, dadas as condições financeiras, terá de entrar dinheiro fresco no clube para que possam vir reforços mais "sonantes".


Objectivos para a época
Os objectivos para esta época passarão certamente por fazer o máximo, gastando o mínimo possível. No entanto o grau de exigência será mantido.
No campeonato será de esperar que a equipa lute por mais uma presença nas competições europeias. O estatuto do Marítimo no campeonato português assim o determina!
Nas Taças, de Portugal e da Liga o objectivo será também o de fazer o melhor possível, sempre com o sonho de chegar à final de uma delas.
Quanto à Liga Europa, o objectivo será o de primeiro passar a 3ª pré-eliminatória e depois no Playoff contrariar as probabilidades (pois em princípio não seremos cabeças de série, caso cheguemos a esse sorteio) de modo a chegar à fase de grupos desta competição. Este ponto é de grande importância, pois apenas a presença nesta fase da competição fará com que a participação na mesma represente retorno financeiro para o Marítimo.


Reforços
Como referido acima, e apesar do Pedro Martins ter dito que seriam precisos mais reforços para equilibrar as saídas de Roberto Sousa, Benachour e Robson, o Marítimo não tem estado particularmente activo no mercado devido à sua reduzida capacidade financeira neste momento.
Desta forma, o ênfase será dado a uma maior interligação com a equipa B para que esta possa providenciar os reforços necessários. Foram também integrados nos trabalhos da equipa alguns jogadores emprestados a outras equipas na última temporada. Quanto a aquisições, neste momento a única foi a do central cabo-verdiano Gegé.
Fica aqui a lista dos novos jogadores:

Gegé

-Rodrigo António, 24 anos, brasileiro, ex Belenenses (empréstimo)
-Balú, 28 anos, brasileiro, ex Panthrakikos (empréstimo)
-Carín, 23 anos, português, ex Pontassolense
-Fábio Santos, 24 anos, português, ex Operário
-Prietos, 20 anos, português, ex Andorinha



Outras notas
Apoio no "Rectângulo" - como foi dito no último post da temporada anterior, a ideia será sempre a de fazer melhor, de modo a que momentos como os passados em Aveiro, Setúbal, e mesmo o jantar de adeptos maritimistas em Lisboa se repitam e que o apoio à equipa e Maritimismo dos madeirenses que por uma razão ou por outra se encontram no continente se intensifique cada vez mais.

Estádio dos Barreiros - como é publico, não existem soluções à vista para esta questão. No entanto a UEFA aprovou o estádio de modo a que este possa servir de casa nos jogos da 3ªpré-eliminatória e do playoff. Na fase de grupos, se for caso disso, logo se verá...
No entanto, não deixa de ser bastante ingrato que após todos os clubes e colectividades de bairro da Região Autónoma da Madeira terem tido todos os seus camp(u)s de bola, às expensas do erário público, aquela que é de longe a colectividade mais representativa da Região (e que até tem uma parceria com o Governo Regional na SAD) tenha visto desde o início do processo (por volta do ano 2000, a primeira ideia foi a de remodelar o estádio dos Barreiros, de modo a que servisse para os 3 principais clubes madeirenses) n entraves à sua conclusão. Desta forma, e para prazer de alguns poucos, este estádio por concluir será o cartaz futebolístico que a Madeira apresentará por essa Europa fora.
Fica também prometido para altura oportuna um post sobre o estádio dos Barreiros e que irá apresentar, sem pretensiosismos, algumas ideias para a sua conclusão...


Pergunta para os leitores: 
Como analisam este Marítimo2012/2013? Concordam com os objectivos traçados para esta época?

1 comentário:

  1. Estamos exactamente no mesmo ponto em que estávamos há um ano.
    Não existe tanto nervosismo, tanto negativismo, porque a época correu-nos de feição, porque até fomos a surpresa da Liga, mas de resto está tudo igual.
    Perdemos pedras importantes da equipa sem com elas termos tido algum retorno financeiro que nos permitisse enfrentar 2012/2013 com outra tranquilidade (sendo obrigados a perder um 4º jogador para compensar essas saídas em final de contracto), e estamos sem qualquer capacidade de ir ao mercado. A aposta passará novamente pela equipa B e pelo regresso de alguns jogadores emprestados (Rodrigo António fez uma boa época em Belém, Balú é um jogador a rever mas não creio que fique, Adilson foi um dos melhores marcadores no campeão da II Liga, Igor Pita poderá também ser uma peça importante pela sua qualidade e polivalência).
    O Pedro Martins referiu que a equipa terá algumas falhas que serão, segundo a minha análise, a de um médio criativo (um "10") e um avançado. Resta saber se encontramos no mercado essas soluções ou se teremos que nos haver com os que já cá estão.
    Acredito no trabalho do Pedro e acredito que se o plantel demonstrar a humildade e a união da época passada, poderemos fazer um bom campeonato. Esse será, novamente, o segredo para o nosso sucesso.

    ResponderEliminar